FANDOM


Nota: Este artigo é sobre o Primeiro Anjo da série original. Para as Quatro Entidades da continuidade Rebuild, consulte Adões.

15 C280A giant-of-light.jpg
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.
Gênesis 1:26

Adão (em katakana: アダム; em hebraico: אדם) é a designação do Primeiro Anjo, a primeira de das duas Sementes da Vida a chegarem na Terra e é, a partir do Terceiro, o progenitor de todos ou outros Anjos. Adão também foi a base genética para a criação dos Evangelions (com exceção da Unidade 01).

Perfil

As características físicas distintas de Adão nunca são claramente demonstradas, uma vez que, nos rápidos vislumbres disponíveis da forma adulta de Adão, ou ele está parcialmente coberto por gelo ou na forma de uma enorme silhueta brilhante, o "Gigante de Luz". No entanto, é visivelmente um gigante humanoide com uma morfologia muito semelhante à de um Evangelion, o que torna apropriado considerar a relação genética entre Adão e as Evas.

O Gigante da Luz é visto com ombros torre (semelhante aos Evas), embora fotografias tiradas durante as escavações da Expedição Katsuragi confirmem que as torres não estavam inicialmente presentes, o que implica - a mesma função que teriam nos Evangelions anos mais tarde - elas foram adicionadas como mecanismos de retenção por parte da equipe de pesquisa.

Adão possui a habilidade de manifestar "asas" translúcidas ("Asas de Luz"), vistas durante o Segundo Impacto, que começaram a se abrir antes de atingirem a superfície da base de pesquisas. Estas se expandiram atingindo um tamanho colossal e, então, dividiram-se em quatro pouco antes da explosão de Adão.

O Segundo Impacto reduziu o corpo de Adão em um estado embrionário semelhante a um embrião tetrápode (com quatro membros definidos) no início do desenvolvimento.

Origens e Descoberta

Full-op C234 adam-spear.jpg

A descoberta de Adão.

Adão foi criado à bilhões de anos atrás por uma antiga raça alienígena conhecida apenas como a "Primeira Raça Ancestral". Posteriormente ele foi enviado para a Terra na Lua Branca para encher a Terra com sua descendência, os Anjos. No entanto, antes que Adão pudesse cumprir sua missão a "Lua Negra" contendo uma segunda Semente da Vida, Lilith, colide acidental e violentamente com a Terra. Duas Sementes não são destinadas a co-existirem no mesmo planeta, e no caso em que isso aconteça acidentalmente a Lança de Longinus que acompanha todas as Sementes deve desativar uma das duas Semente existentes no habitat. No entanto, a lança que acompanhava Lilith foi destruído (ou perdida) no acidente, deixando a Lança de Adão como a único funcional na Terra. Assim, Adão foi selecionado e colocado em animação suspensa pela sua própria Lança de Longinus, e os descendentes de Lilith povoaram o planeta em vez de Anjos.

O Adão inerte, e a lança sobre a qual ele foi empalado, mais tarde foram descobertos pela Equipe de Expedição Katsuragi. Adão — especialmente o Motor S² — se tornaram alvo de intensas investigações científicas. Isso culminou na assim chamada Experiência de contato, da qual pouco se sabe além do envolvimento de um "doador" humano, no DNA "mergulhando" em Adão e em uma "fusão física", que por sua vez resultou no Segundo Impacto. É fortemente implícito que o experimento produziu o ser que se tornou conhecido como Kaworu Nagisa.

No Segundo Impacto

Na sequência do Experimento de Contacto, Adão manifestou um Anti Campo A.T. (que produziu o extermínio "completo de toda a vida, incluindo os microrganismos"), alterado os "elementos atmosféricos" do lugar, e abrindo as Portas de Guf — todas as ações que implicam no despertar de Adão foram as suas tentativas de recuperar a Terra. A tentativa da equipe Katsuragi de dominar Adão com a Lança de Longinus finalmente falhou ou foi apenas parcialmente bem sucedida. Adão matou a equipe de pesquisas antes de perder o controle de seu Motor S² transformando-se no "Gigante da Luz" e, finalmente, desencadeando sua própria auto-destruição. Pouco antes de Adão explodir, quatro enormes asas (comparadas às de um "demônio", "akuma", no roteiro) manifestam-se em suas costas e estendem-se tão altas quanto a estratosfera. Essa perda de controle foi, possivelmente, devido ao uso da Lança pela equipe de Katsuragi. A aniquilação mundial de todas as formas de vida baseadas em Lilith foi evitada, mas não sem um custo: uma calamidade global conhecida como Segundo Impacto.

O real efeito provocado pela utilização anterior da Lança causou a reversão de Adão em um estado embrionário, em vez de destruí-lo completamente (como ela pôde explodi-lo e traze-lo de volta ao mesmo tempo, nunca é explicado). A alma de Adão foi separada de seu corpo, provavelmente quando seu núcleo foi destruído na explosão.

No Pós-Segundo Impacto

OP C049 embryo.jpg

A forma embrionária de Adão.

Eventualmente a Seele conseguiu recuperar tanto a alma de Adão quanto o que restou de seu corpo a partir dos "Manuscritos do Mar Morto", que outrora estavam na Antártida. Enquanto o primeiro foi "resgatado" no Anjo Tabris, o embrião se tornou o principal alvo do Projeto Adão e a base para o "Projeto Renascer de Adão", mais conhecido como Projeto E, que teve como objetivo criar cópias de Adão, os Unidades Evangelion.

Em 2015, o Adão embrionário é clandestinamente obtido por Ryoji Kaji, contrabandeado para o Japão através da Frota do Pacífico das Nações Unidas, e entregue a Gendo Ikari na Sede da Nerv. Ele faz a seguinte observação:
"Ele está restaurado até esse estágio. Está congelado dentro do duro-baquelite, mas ainda está vivo. Sem dúvida, esta é a pedra chave para o Projeto de Instrumentalidade Humana, não é?"

O que Kaji quer dizer exatamente quando diz "pedra chave" é ambíguo.

Adão é um elemento crucial no próprio cenário de Gendo para o Terceiro Impacto, em que ele pretende usar a "fusão proibida de Adão e Lilith" como um meio para reencontrar Yui.

24 C127B adam-hand.jpg

Forma embrionária de Adão fundida na mão de Gendo.

Em um momento não revelado da série, Gendo funde Adão na palma de sua mão direita, e, nos momentos antes do Terceiro Impacto, ele insere sua mão no corpo de Rei. No entanto, ao invés de realizar seus desejos, Rei desmembra e absorve a mão de Gendo — fundindo-se com Adão, mas rejeitando Gendo. A "fusão proibida" é completa quando Rei retorna para "casa", retorna para Lilith.

A "Entidade Gestáltica" resultante tem a forma dominada de Lilith, apenas momentaneamente dividindo-se em partes de "Adão" e "Lilith" (vista pouco antes da Unidade 01 se transformar na Árvore da Vida). Adão se manifesta na forma de uma versão fantasmagórica gigante e branca de Nagisa Kaworu, que, juntamente com aparições subsequentes do avatar de Kaworu, implica que Gendo tinha resgatado a alma de Adão de volta em seu corpo pouco depois da morte de Kaworu.

O conglomerado de "estar" que Adão se tornou parte morre quando Shinji rejeita a Instrumentalidade. Apesar disto, Lilith parece continuar a existir em alguma forma mais tarde. O destino de Adão, no entanto, é desconhecido.

Em outras continuidades

Mangá

No mangá de Sadamoto, Gendo engole o embrião Adão e, posteriormente, brota um olho na palma de sua mão direita e desenvolve a capacidade de projetar a forma defensiva do Campo A.T..

Rebuild of Evangelion

Um entidade equivalente à Adão ainda não está confirmada na continuidade Rebuild. O papel do gigante de luz responsável pelo Segundo Impacto tem sido dado aos múltiplos "Adões", enquanto que a de embrião de Adão aparentemente transferida para a "Chave de Nebuchadnezzar".

Alusões

O nome "Adão" vem do primeiro homem criado por Deus citado no Livro de Gênesis. Assim como a Eva bíblica foi criada a partir do corpo de Adão, o Projeto E criou os Evangelions a partir "da carne de Adão" por meio de clonagem.

O segundo Livro de Enoque refere-se a Adão como o Segundo Anjo. Em Neon Genesis Evangelion Adão é o Primeiro Anjo, e Lilith é o Segundo Anjo. Entretanto, todos os seres humanos descendem do Segundo Anjo, seja Adão em Enoch, ou Lilith em Evangelion.

Adão é referido no Livro de Adão e Eva como "O Anjo Luminoso". Então pode não ser uma simples coincidência que Adão apareça como um "Gigante da Luz" na série. Da mesma forma, de Adão é dito ter se estendido desde "A Terra até o Firmamento (Céu)", que pode ser referenciado na série pelas asas que Adão estande até a atmosfera superior durante Segundo Impacto.

Dualidade Macho/Fêmea

O uso do nome "Adão" sugere um gênero masculino para o Primeiro Anjo, que é justificada através da forma Lilin de Adão encarnada em Kaworu Nagisa. Reforçando ainda mais essa ideia, Adão foi referido também como "ele" em Proposal e, como um "pai" por Anno em uma entrevista. Assim, a "fusão proibida de Adão e Lilith" (vista em The End of Evangelion, episódio 26') produz brevemente um ser andrógino (masculino/feminino), sendo que ele/ela aparece como uma forma gigantesca de Kaworu e Rei unidos a partir do quadril, uma referência a Adão Kadmon (o "homem primordial") da Cabala. A situação no Génesis, onde o Adão macho (na maioria das tradições) dá origem à Eva fêmea, também é replicada em Evangelion, onde as almas que são colocadas nos Evas são (normalmente), almas de mães.

Uma questão que tem causado certa confusão é o fato de que Kaworu, na série em si, refere-se a Adão (literalmente) como "a existência que é a nossa mãe [dos anjo]". Além disso, a estátua do anjo que serve simbolicamente carregando o "avatar" de Kaworu em Death e episódio 24' tem seios destacados, que muitas vezes representam a maternidade e a fertilidade feminina. Esses fatores podem significar que Adão possui não só um aspecto masculino/paterno mas também um aspecto do sexo feminino/materno.

Anjos
Anjos (informações gerais)
O Primeiro e O Segundo Anjo (Sementes da Vida): Adão | Lilith
Do Terceiro ao Décimo Sétimo (Filhos de Adão):
Sachiel | Shamshel | Ramiel | Gaghiel | Israfel | Sandalphon | Matarael | Sahaquiel
Ireul | Leliel | Bardiel | Zeruel | Arael | Armisael | Tabris
O Décimo Oitavo Anjo: Lilim
Rebuild of Evangelion: "Adões" | 1º Anjo | 3º Anjo | 7º Anjo | 11º Anjo | 12º Anjo | 13º Anjo
Outros: Anjos Extracanônicos

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória