FANDOM

As Armas Brancas são armas cortantes ou perfurantes usadas pelos Evangelions em combates corpo-a-corpo contra os Anjos. Evidentemente esse tipo de arma frequentemente não é utilizada em combates à distância, provavelmente porque elas não são eficazes o suficiente para penetrar um Campo A.T..

Armas vistas na série

Faca Progressiva

Progressive Knife

03 C285b

Faca progressiva da Unidade Eva 01.

08 C184a

Faca progressiva da Unidade Eva 02.

Um tipo especial de faca que serve tanto para apunhalar quanto cortar. Uma Faca Progressiva (muitas vezes chamada de "Faca Prog" para abreviar) é uma faca de combate armazenada no ombro utilitário esquerdo do Evangelion que a utiliza, e é uma das armas básicas de um Evangelion. A lâmina da faca vibra a uma frequência extremamente elevada[1], aumentando o seu poder de corte ao ponto de conseguir cortar qualquer objeto a nível molecular.

  • Unidade 00, embora que quando foi construída, não possuía ombros utilitários e provavelmente não tinha faca progressiva, depois de passar por reformas, foi reemitida com uma, e sua faca foi vista uma única vez, muito brevemente no episódio 12; a faca prog da Unidade 00 vista é exatamente igual a da Unidade 01.
  • A da Unidade 02 é uma versão mais avançada, que tem a forma semelhante a uma estilete: se a lâmina atual é danificada ou destruída, um botão pode ser precionado e uma nova lâmina se estenderá a partir da alça quebrada para tomar seu lugar.
  • A Faca progressiva da Unidade 01 tem a forma de uma faca Bowie simples.

Nenhum outro Eva, além das Unidades Eva 00, 01, e 02 foram vistos usando facas progressivas.

Lança Sonic Glaive

Sonic Glaive

09 C081b

Unidade 02 usando uma Lança Sonic Glaive.

A arma igual a uma lança usada para partir Israfel pela metade no episódio 09. Ela também aparece no episódio 19, mas nunca é usada. Essa arma possui o eixo normal de uma lança, porém com uma faca na ponta, em vez de uma ponta real de lança. Por isso, presumivelmente acredita-se que essa use a mesma tecnologia aplicada nas facas progressivas, mas com uma extensa gama de alcance.

Machado Smash Hawk

Smash Hawk

16 C124e

Unidade 02 usando um Machado Smash Hawk.

Semelhante a um machado, essa arma é facilmente capaz de ser manejada com uma ou duas mãos. A Unidade Eva 02 é enviada com ela no episódio 16, mas nunca a usa em combate contra um anjo. Além disso, sua tecnologia provavelmente também é baseada na tecnologia faca progressiva, usando vibrações sonoras para aumentar a capacidade da lâmina: não é tão longo quanto a lança "Sonic Glaive", mas tem uma lâmina mais larga capaz de causar sérios danos.

Em outras mídias

Faca Progressiva PKN-01C

PKN-01C Progressive Knife

Explanation of 1-01 133

Faca Progressiva PKN-01C, a nova faca da Unidade 01.

Essa aparece apenas em Evangelion 1.0: You Are (Not) Alone. Ao contrário de sua antepassada vista na série de televisão, esta arma branca, quando vista de perto, percebe-se que teve a forma da lâmina ligeiramente alteradas, lembrando um canivete. Agora a arma é dobrável e pode ser guardada no compartimento do ombro utilitário esquerdo do Eva.

Desconhecida

Aparece duas vezes em Evangelion 2.0: You Can (Not) Advance. Primeiro quando é mostrada flutuando acima da Base Tabgha envolta em uma grande lona, de uma maneira semelhante à forma como a lança de Longinus estava sendo transportada na série. A segunda vez é na sequência pós-créditos, onde Kaworu no Mark.06 à joga da órbita da Terra para empalar a Unidade Eva 01. Mesmo ela só aparecendo brevemente, mostra-se ser uma arma altamente ornamental, do mesmo tamanho que a Lança de Longinus. Nenhum nome especifico é dado a ela no filme, embora a julgar pela sua capacidade de facilmente penetrar Campos A.T., mesmo que de longo alcance, e instantaneamente incapacitar um Evangelion totalmente desperto, poderia ser a lança que veio acompanhado Adão ou Lilith, trabalhando na mesma forma que a Lança de Longinus (que já está no peito de Lilith presa na Sede da Nerv).

Magorox & Countersword

Projetada por Ikuto Yamashita para ser usada na série, mas nunca apareceu. Um conjunto de espadas para o uso da Unidade 01. Aparece em algumas produções artísticas e incluído alguns modelos. "Magorox" é uma abreviação para "Magoroku Exterminar Sword".

Dual Saw

Dual Saw (デュアルソー) (em português: Serra Dupla): Desenvolvida por Yamashita para o jogo de video game Neon Genesis Evangelion 2. Aparece no mangá, usada por Kaworu na Unidade Eva 02 contra o Anjo Armisael. A Dual Saw é exatamente o que o título diz: uma serra elétrica com duas lâminas colocadas lado a lado.

Javelin

Essa misteriosa arma já apareceu em várias ilustrações oficiais, mas não é conhecida por ter aparecido em qualquer outro lugar.

Notas

  1. O conceito de uma arma branca que vibrando em frequências ultra-sônicas para aumentar o seu poder de corte é realmente bastante comum nos vários gêneros de ficção ciências. Tais "vibroblades" são frequentemente utilizadas em particular no universo de Star Wars.