FANDOM

C356 EVA-01 meat

Unidade 01 devorando o Motor S² de Zeruel.

Um Motor S² (S²機関, S² Kikan) (Super Solenóide) é um órgão localizado no interior do núcleo de um Anjo que lhe confere uma fonte ilimitada de energia. Evangelions não nascem com motores S², e são assim (normalmente) dependentes de uma fonte externa de energia, energia essa que é fornecida através de um cabo de alimentação (cabo umbilical) ou bateria interna.

A maior parte intacta de um Motor S² foi obtida a partir do cadáver de Shamshel e enviada para a Alemanha para um estudo mais aprofundado pela Unidade de Análise de Energia da Terceira Divisão da Nerv. Após o Motor S² ser restaurado, a Segunda Divisão da Nerv, em Nevada, nos Estados Unidos, comprometeu-se em fazer um experimento para instalá-lo na Unidade Eva 04, o que catastroficamente resulta no desaparecimento do Eva, instalações conexas, funcionários e tudo mais dentro de um raio de 89 km, engolidos por um Mar de Dirac, o que implica em uma conexão entre o Super Selenóide e o Mar de Dirac.

Apesar da perda do órgão restaurado, os dados das pesquisas foram preservados na Alemanha.

O projeto continua, em última análise, com a produção das nove Unidades de Produção em Massa equipados com motores de S².

O Eva 01 eventualmente foi capaz de obter o Motor S² do Anjo Zeruel devorando fisicamente o órgão e assimilando-o como seu em seu organismo. De acordo com a Seele, essa aquisição faz do Eva 01 um "ser absoluto" e a encarnação viva de um deus. O Motor S² é dito ser a única coisa (além de, presumivelmente, uma alma) necessária para "completar" um Eva e trazê-lo para um nível de existência igual ao de Adão.

Um Motor S² intacto nunca é visto na série, embora ele seja conhecido por possuir hélice dupla na estrutura molecular, muito parecido com o DNA humano (embora Solenóides regulares possuam formas de espirais.).

Nome

O nome vem da famosa Teoria Super Solenóide do Dr. Katsuragi. Ele tinha a intenção de criar um dispositivo real ("Motor S²") com base nos princípios estabelecidos com a sua teoria e na fonte do poder de Adão, mas isso nunca veio a acontecer.

O por que do nome "motor" ter sido aplicado ao que, indiscutivelmente, é um órgão de carne e sangue nunca é explicado. Ele parece consistente com a tendência da série para dissimular o biológico inerentemente com termos de conotação mecânica. Aliás, escrito com kanji diferente, 器官, "kikan", que significa "órgão", proporcionando alguns jogos de palavras que não se traduzem do inglês.

Fruto da Vida

"Fruto da Vida" é considerado um termo alternativo para o "Motor S²", e existe em contraste com o Fruto do Conhecimento.

De acordo com a Fuyutsuki, a Unidade Eva 01 tinha atingido um poder igual ao de Deus com a aquisição de ambos os frutos. O Fruto da Vida é uma referência à Árvore da Vida do Livro de Gênesis, o fruto que foi dito conceder a vida eterna.