FANDOM


Os personagens de Evangelion estão continuamente lutando com seus relacionamentos interpessoais, seus "demônios" internos, e traumas do passado, criando um complexo familiar de relacionamentos.

Anno (criador da série) descreve o personagem principal, Shinji Ikari, como um garoto solitário, e convencido dele mesmo que as pessoas não precisam dele, mas também não tem a coragem suficiente para cometer um suicídio. Ele descreve Shinji e Misato Katsuragi como extremamente "fracos" e "indecisos" em suas atitudes, que são atitudes pouco positivas para classificar alguém como herói de uma história. Quando comparados com estereótipos de heróis, Shinji é caracterizado com o que tem mais força e emoção que por sorte de heroísmo ou bravura. Rei Ayanami e Asuka Langley Soryu, os outros protagonistas, tem falhas e dificuldades similares relacionando com outras pessoas.

Pilotos

Rei Ayanami

Rey Ayanami é a Primeira Criança designada como piloto da Unidade Evangelion 00, a Unidade Prótotipo. No início da série, ela é mostrada como sendo socialmente retirada e, aparentemente, remota e sem emoções. Rei é uma figura enigmática, cujo comportamento incomum confunde seus espectadores. Aparentemente sua única relação mais afetiva é com o Comandante Gendo Ikari. Com o progredir da série sua personalidade evolui tornando-se mais envolvida com as pessoas ao seu redor, principalmente seu colega e piloto Shinji Ikari. Eventualmente é revelado que Rei é um "recipiente" para a alma do 2º Anjo, Lilith (o qual deu origem a toda a humanidade), e foi criada especificamente por Gendo para ser usada como uma ferramenta para a realização da Instrumentalidade. Os clones sem alma dela são mantidos escondidos nos níveis mais profundos da sede da Nerv para serem usados como o suposto "núcleos" do Sistema Dummy Plug e como peças e órgãos de reposição para a Rei original, caso ela venha a morrer. Rei revela-se ser um fator chave nos eventos que concluem o enredo. Seu papel nesta conclusão não é claro na série de TV, meas no filme The End of Evangelion.

Asuka Langley Soryu

Asuka Langley Soryu é a Segunda criança, e pilota da Unidade Evangelion 02. Ela possui dupla nacionalidade, sendo elas a germânica e a japonesa, porém possuía maiores influências germânicas, por viver na Alemanha desde muito pequena. Sempre muito arrogante por suas habilidades e por sua beleza, adora insultar Shinji, achando-se a melhor piloto de Eva que a Nerv possui. Desde o momento em que aparece na série demonstra um interesse romântico, não correspondido, por Kaji, no entanto, como o passar do tempo começar a nutrir sentimentos românticos por Shinji. Entretanto seu orgulho não permite que admita que goste do garoto, tendo raiva do mesmo por gostar dele e também porque Shinji, com o tempo, torna-se um piloto melhor do que ela, pois ela com o passar das lutas perde muito de sua confiança. Tal comportamento orgulhoso pode ser explicado por seus traumas de infância, em que sua mãe suicida-se, "matando" sua boneca, ao pensar que a boneca era sua filha, Asuka.

Shinji Ikari

Shinji Ikari é o personagem principal da série. Inseguro e complexado, tem a tendência de se afastar das pessoas por temer ser magoado pelas mesmas ou, por sua vez, mágoa-las. Sofre do chamado "Complexo do Porco-Espinho" (Taijin Kyōfūshō), transtorno psicológico que faz com que seu comportamento seja paradoxal, ao mesmo tempo ansiando pela proximidade das pessoas, e evitando essa mesma proximidade com medo de se machucar e machucar tais pessoas. É a Terceira Criança, designado como piloto da Unidade Evangelion 01, a Unidade de Testes ou Test Type. É filho do comandante Gendo Ikari com Yui Ikari, uma das pesquisadoras-chefe do Projeto E. Presenciou o desaparecimento da própria mãe em 2004, durante uma experiência de contato com a Unidade 01, mas era muito novo para lembrar do ocorrido. Aos 5 anos foi abandonado pelo pai na casa de seu professor (sensei) (um tio no mangá) até seus 14 anos.

É convocado pela Nerv e chega exatamente durante o ataque do 3º Anjo, Sachiel. Por não ter um bom relacionamento com seu pai, Shinji passa a morar com sua superiora Misato Katsuragi. No mangá ele tem uma personalidade ligeiramente diferente do anime, sendo menos depressivo e mais ativo. Tem uma grande e forte amizade com Toji Suzuhara (que posteriormente seria escolhido como a Quarta Criança) e Kensuka Aida, outro grande amigo de Shinji. Tanto no mangá quanto no anime desenvolveu outros casos íntimos, primeiramente com Rei, com quem inicialmente chegou a ter alguns atritos, mas passa a enxergar parte de sua falecida mãe. Com Asuka com quem primeiramente não se dava muito bem com ele, mas que depois de um tempo chega a ter outros sentimentos pelo menino do que apenas uma simples parceria, e Misato, que embora fosse muito mais velha que ele, chega a ter outros sentimentos pelo garoto e, inclusive, o beija (em The End of Evangelion).

Toji Suzuhara

Toji Suzuhara é a Quarta Criança, designado como pilotar a Unidade Evangelion 03. Ele é um garoto forte e está constante conflito com Asuka. A irmã mais nova de Toji foi ferida na batalha entre o terceiro anjo, Sachiel e a Unidade 01 pilotada por Shinji. Ele aceitou ser piloto unicamente para sua irmã fosse transferidas para um dos hospitais da Nerv e recebesse um tratamento melhor, porém seu Eva é possuído pelo 13° Anjo, Bardiel, que no final do confronto com a Unidade 01 (controlada pelo Dummy Plug) acaba o deixando ele sem a perna direita e o braço esquerdo; no anime, sua situação não é mencionada, porém no mangá é especificado que ele morre. Ele, no início, odiava Shinji e o culpava pelos ferimentos de sua irmã na luta contra Sachiel, porém depois de vê-lo batalhando contra o 4° anjo, Shamshel, Toji começa a entender a enorme pressão pela qual o garoto passa e passa a respeita-lo e então eles viram amigos.

Kaworu Nagisa

Kaworu Nagisa é a Quinta Criança e também o 17º Anjo, Tabris. Tenta chegar até Adão com a ajuda da Unidade 02 (com quem ele se sincronizara e controlava mentalmente) indo Shinji com a Unidade 01 tentar impedi-lo. No fim Kaworu, então, descobre que afinal era Lilith e não Adão, preso na grande cruz vermelha e pede a Shinji que o mate. Shinji, prontamente rejeita a ideia de mata-lo pois acredita que Kaworu foi a unica pessoa que realmente se preocupou com ele. Depois de uma conversa na Qual Kaworu explica que a sobrevivência dele significa o fim da humanidade, Shinji acaba aceitando mata-lo. Kaworu parece sentir uma atração amorosa por Shinji, e inclusive, em uma cena em um dos banheiros (casa de banho) da Nerv o Anjo diz diz que o ama e o convida para dormir em seu apartamento, Shinji recusa mais em outra cena Shinji é visto dormindo em um colchão no chão ao lado da cama de Kaworu.

Mari Illustrious Makinami

Mari Illustrious Makinami é uma piloto sendo designada como piloto da Provisória Unidade Evangelion 05 introduzida como personagem exclusiva de Rebuild of Evangelion, sendo apresentada apenas na segunda parte de Rebuild, Evangelion: 2.0 - You Can (Not) Advance.

Pouco se sabe sobre ela até o momento, exceto que ela é o piloto da Provisória Unidade 05. A designação numerica de Mari entre as outras Crianças ainda não foi revelado. Ela auto-destrói a Unidade 05 em uma tentativa de derrotar um Anjo logo na abertura do filme, conseguindo escapar ilesa do feito. Durante o clímax do filme, ela rouba a Unidade 02 para lutar contra o 10º Anjo, Zeruel. Incapaz de derrotar o Anjo por meios convencionais ela então remove as Travas de Limitação da Unidade 02 consequentemente ativando o Modo Besta da mesma. Mari tem uma predileção por LCL, fazendo um comentário a Shinji, "Você cheira bem... Cheira a LCL." logo quando o encontra pela primeira vez. Ela parece ter uma má visão, devido ao uso de óculos o tempo todo e tem dificuldade para encontra-lo quando ela o derruba em uma colisão com Shinji durante sua chegada de paraquedas. Enquanto pilotava a Unidade 02, ela apresenta um 5 nas costas do seu Terno Plugue. Isso simboliza que ela é o piloto da Unidade 05. No preview do terceiro filme Rebuild, ela é vista tirando seus óculos, enquanto está confinada em uma espécie de prisão. Ela também é mostrada em uma conversa privada com um personagem desconhecido. Mari é uma personagem confiante e excêntrica.

Sadamoto projetou seu olhar britânico, e acrescentou óculos como uma "forma simples mas eficaz para diferencia-la de outros personagens".

Funcionários Nerv

Gendo Ikari

Kouzo Fuyutsuki

Misato Katsuragi

Ritsuko Akagi

Ryoji Kaji

Makoyo Hyuga

Maya Ibuki

Shigeru Aoba

Funcionários Gehirn

Yui Ikari

Gendo Ikari

  • Veja Funcionários Nerv, artigo principal: Gendo Ikari

Naoko Akagi

Ritsuko Akagi

Kyoko Zeppelin Soryu

Outros personagens

Keel Lorenz

Kensuke Aida

Hikari Horaki

Pen Pen