FANDOM


O Projeto de Instrumentalidade Humana (人類補完計画, Jinrui Hokan Keikaku) é o objetivo secreto da organização Seele: forçando a evolução da humanidade através do Terceiro Impacto sob o seu próprio controle. O Comitê da Instrumentalidade Humana supervisiona os trabalhos da Nerv para trazer a conclusão do projeto.

Noções básicas da Instrumentalidade

Como resultado do Terceiro Impacto, as almas de todos os humanos seriam reunidas no Óvulo de Lilith e então fundidas, formando um único ser. Isso criaria uma existência onde ninguém existia singularmente, mas apenas como parte do todo. Na Instrumentalidade, as falhas emocionais e psicológicas de cada ser humano serão complementadas com os pontos fortes dos outros, apagando assim medos e inseguranças dos corações das pessoas. A Nerv, os Anjos, os Evas, Adão, Lilith, juntamente com o Segundo Impacto, todos fazem parte das hábeis manobras da Seele para alcançar este objetivo. Poderia ser dito como um projeto para transformar o ser humano em Deus, que é amplamente visto em The End of Evangelion, antes de Shinji decidir aceitar os humanos à parte, com diferentes Campos A.T., acabando com os planos da organização e destruindo o projeto. Metaforicamente, essa decisão poderia ser o "novo começo" indicado pelo nome da série, Neon Genesis (Novo Começo) Evangelion.

O Plano da Seele

Embora a explicação acima seja repetidamente dada durante a série e em The End of Evangelion, uma cena no último sugere que há mais alguns detalhes para o plano da Seele para a Instrumentalidade. Durante uma conferência, um membro da Seele menciona que não precisa deixar de lado sua forma humana para usar o Evangelion como sua "arca privada", o que parece contradizer o plano de todos os seres humanos perderem suas formas individuais. O significado exato disso não é dado, e a Seele parece aceitar a Instrumentalidade controlada por Rei-e-Shinji no final do filme.

No entanto, os objetivos da Seele são muito expandidos no jogo de videogame Neon Genesis Evangelion 2, para Playstation 2.

Nas Informações Confidenciais e no final do jogo, a Seele discute uma forma muito diferente da Instrumentalidade do que a observada na série - A intenção da Seele de Instrumentalidade é que ela seja realizada apenas para os membros do seu próprio conselho. Ao invés de formar um mar de LCL, os membros da Seele desejam ser fundidos dentro de uma Unidade Evangelion com o seu próprio Motor S², após destruir a Lança de Longinus. Ao colocar suas próprias almas dentro do corpo de um ser divino (no caso o Evangelion), e destruindo a única arma que poderia prejudicar esse corpo, eles efetivamente criaram um Deus imortal com a alma humana que representaria o ápice da existência humana, e viveriam por toda a eternidade.

Nessa versão do plano, tal como apresentada no jogo, a Seele não demonstra qualquer preocupação com o resto da humanidade. Quando os membros do conselho se fundirem com o ser divino, todos os outros seres humanos deixarão de existir.

O Plano de Gendo

Durante a série Gendo permite que a Seele acredite que ele está seguindo os seus planos, mas na verdade ele adere ao seu próprio plano: ele quer usar a Instrumentalidade para se reunir com sua esposa Yui, enquanto ele menciona a Seele que "a morte não cria nada", nunca a série entra em mais detalhes sobre quais os planos que Gendo tinha para o resto da humanidade durante a Instrumentalidade.

No jogo Neon Genesis Evangelion 2, o plano de Gendo culmina com todas as almas se fundindo dentro da Unidade Eva 01. Gendo, e Shinji, estão finalmente reunidos com Yui.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.