FANDOM

Eva2-22 C1776

A Pseudo-Evolução do Eva (エヴァ疑似シン化, Eva giji shinka) refere-se a mudança que a Unidade 01 sofre passando a ser uma criatura semelhante a Deus durante o quase Terceiro Impacto visto em Rebuild 2.0.

1ª Fase

Na Primeira Fase, a Initial Arousal Phase (Fase de Excitação Inicial) (第1覚醒形態, dai 1 kakusei keitai), envolve o desencadear dos poderes inatos do Eva. Os olhos, boca e qualquer parte ou seção luminescentes da armadura emena um brilho avarmelhado, o Campo A.T. aumentar a capacidade defensiva e também se torna uma potente arma ofensiva capaz de causar grandes danos, a capacidade de projetar energia usando os olhos se desenvolve, e uma auréola se manifesta acima de sua cabeça. A profundidade do plugue do piloto se aproxima do "Great Beyond Depth" (ou Além da Grande Profundidade), mostrando um valor superior a 180, e ele começa a se transformar em um ser de pura energia, correndo o risco de ser incapaz de voltar ao normal.

Quando Shinji Ikari decide salvar Rei Ayanami, cuja alma está presa dentro do núcleo do 10º Anjo, Zeruel, o Eva sofre mais alterações, a fim de, aparentemente, satisfazer esse desejo. A auréola se desenvolve em um buraco-negro como um vórtice de energia, e asas de luz começam a se manifestar desde o núcleo do Eva. O piloto ganha a habilidade de se conectar e, literalmente, entrar no núcleo do Anjo através das palmas das mãos do Eva. De acordo com Ritsuko Akagi, o Eva está "recuperando sua forma original", "transformando-se em uma entidade divina semelhante a Deus", e tornando-se um "condensador de energia".

Eventualmente, grandes vasos sanguíneos do Eva se tornam visíveis através da armadura, e o coração começa a emitir uma luz radiante[1].

2ª Fase

Na Segunda Fase, The Radiant Giant (Gigante Radiante) (第2形態(通称 光の巨人, dai 2 keitai (tsuujou hikari no kyojin)) - se manifesta plenamente após uma Rei gigante (criada pelo 10º Anjo ao permanece fundido com o núcleo da Unidade Eva 00) fundir-se com o Eva-01[2].

Imediatamente, uma brilhante incisão em forma de cruz se forma sobre o GeoFront, com um vórtice em expansão acima da Unidade 01 começando a puxar a terra em direção a ele. O Eva 01 agora é um gigante com três brilhantes olhos vermelhos, uma escura face de "Anjo", dois núcleos, e asas iguais as de Adão que estendem-se em direção ao vórtice: "energia condensada em forma de luz, tornando-se uma forma de vida não mais humana"[3]. Chakras escuros descem o tronco e membros, e a luz "se derrama" por entre os dois núcleos.

Análise

A pseudo-evolução do Eva-01 tem uma forte semelhança com os Adões, que são igualmente "gigantes radiantes", alados, e de olhos vermelhos - um dos quais também possui um terceiro olho. Ritsuko diz que o Eva 01 está "recuperando a sua forma original", e que está em consonância com a "pseudo-evolução", isto é, o Eva-01 não está se movendo para frente, mas sim indo para trás nessa evolução. Também é dito que o Terceiro Impacto é uma continuação do segundo, e Misato compara diretamente as asas do Eva 01 com as que tinha visto na Antártida a 15 anos atrás. Uma implicação em potencial de que a Unidade Eva 01 poderia ser um dos Adãos.

Não está claro exatamente do porque da Unidade 01 se torna um agente da destruição do mundo em resposta ao desejo de Shinji, embora no início do filme Rei diga que "O Eva é um espelho que reflete o seu coração". Uma elaboração posterior também pode ser encontrada na declaração de Gendo, quando ele e Fuyutsuki olham para o Pólo Sul devastado, "há também aqueles que desejavam esse resultado desastroso. Um mundo sem mancha de pecado original que ninguém possa entrar." O que pode ser adquirido a partir disso é que o Terceiro Impacto não se limitou a iniciar-se por acaso, o desejo que existia no coração de Shinji, o qual era o de que tudo acabasse, fez o Eva 01 pô-lo em pratica, semelhante à forma como o Segundo Impacto é dito ser um resultado do desejo humano.

A parte de música que toca durante o despertar da Unidade Eva 01, intitulada "Sin From Genesis"[4] (Pecado de Gênesis), faz comparações com as palavras de Gendo sobre o Pólo Sul: "um mundo sem a mancha do pecado original".

A mudança das cores roxa e verde-neon em roxo escuro e vermelho-neon pode ser uma alusão a Prostituta da Babilônia do Livro das Revelações, que "estava vestida de púrpura e de escarlate".

Referências

  1. O coração em si é difícil de ser visualizado fora dos desenhos de produção, mas comparando-os com o final, podemos ver que o coração é a fonte da luz.
  2. Eva 2.22 script. Cut 1847: 光の形状に凝縮したエネルギー, ヒトではない生命の形に変化していく初号機 PAN
  3. Unit-2.22 script. Cut 1847:
    光の形状に凝縮したエネルギー
    ヒトではない生命の形に変化していく初号機 PAN
  4. OST (Original Soundtrack)