FANDOM


Ritsuko revela no episódio 23, que, para funcionar, todos os Evangelions tem que conter uma alma em seu interior, (dentro de seu núcleo, para ser mais preciso) e é fortemente implícito na série e explicitamente afirmado nas Informações Confidenciais que essa alma deve ser a alma da mãe do piloto. A Unidade 01 contém a alma da mãe de Shinji, Yui Ikari, e a Unidade 02 contém (pelo menos) a parte materna da alma da mãe de Asuka, Kyoko. Está implícito que as mães de todos os outros potenciais pilotos de Eva na classe 2-A morreram durante o Segundo Impacto, e que a mãe de Toji Suzuhara também está morta. Assim, quando Toji se torna o piloto da Unidade 03, é automaticamente implícito que essa Unidade contém a alma de sua mãe. No entanto, Rei foi criada a partir de Lilith e dos restos de Yui Ikari e, portanto, não possui mãe. A identidade da alma contida dentro do núcleo da Unidade 00, nunca é diretamente declarada na série, no entanto, evidências e pistas sobre a identidade da alma da Unidade Eva 00 aparecem várias vezes durante a série, principalmente nos episódio 05, 14, 23, 25 e 24.

As evidências

O Eva-00 de Rei foi o primeiro protótipo de uma série muito longa de falhas, que fica fora de controle por duas vezes e entra em "buggy", muitas vezes voltando a dar erros durante as fases de testes. Como dito anteriormente, Rei não tem mãe, muito diferente de Shinji e Asuka, as almas de suas mães não podem estar no Eva de Rei. Além dos defeitos de construção, a alma dentro da Unidade Eva-00 não é a da mãe de Rei e é a provável explicação a respeito do porque do Eva de Rei nem sempre funcionar corretamente.

Episódio 05

  • Durante um teste de ativação, a Unidade Eva 00 entra em berserk.
  • Enquanto em berserk, o Eva 00 golpeia repetidamente uma janela de vidro atrás da qual Gendo Ikari está parado em pé.
05 C031g

Unidade 00 socando a janela.

  • Eva-00 rejeita Rei, e no processo Rei fica gravemente ferida quando seu Plugue de Entrada auto-ejeta.
  • Quando Misato Katsuragi pergunta diretamente a Dr. Ritsuko Akagi do porque do Eva 00 perder o controle, o seguinte diálogo acontece:

Misato: Então, o que causou o acidente durante a experiência passada?
Ritsuko: Nós ainda não sabemos. No entanto, acreditamos que há instabilidade mental por parte do piloto foi a causa primária.
Misato: instabilidade mental? Em Rei?
Ritsuko: Sim, sua mente se tornou muito mais perturbada do que tínhamos previsto.
Misato: O que aconteceu?
Ritsuko: Eu não sei. Mas poderia ser...
Misato: Tem alguma ideia?
Ritsuko: Não. não pode ser ela.

Episódio 14

Um teste de intercambialidade entre Unidades é realizado para ver se Shinji consegue se sincronizar com a Unidade Eva 00 e se Rei pode se sincronizar com a Unidade Eva 01 para a Nerv poder executar seu plano para o Dummy Plug System. Durante o este a Unidade 00 entra em berserk novamente.

  • Assim que Shinji está conectado através do nervo A-10 ao Eva 00, ele vê uma rápida rajada de imagens de Rei. Shinji diz:

Shinji: O que é isso? Algo está tentando entrar diretamente no meu cérebro. Ayanami? Rei Ayanami? Esta sensação é da Rei Ayanami não é? Ayanami? Não é ela?

14 C062B anim

A visão distorcida de Rei que Shinji viu dentro da Unidade 00. (clique para ver a animação).

Quando esta Rei reaparece no episódio 25, ela é explicitamente identificada no roteiro como "Rei I".

  • A Unidade 00 entra em berserk e começa a golpear repetidamente uma janela de vidro atrás da qual agora está Rei de pé observando. Misato especula "poderia ser que a Unidade 00 tentou matar Rei?", Mas depois de Misato finalmente falar com Ritsuko, Ritsuko pensa consigo mesma: "A pessoa que a Unidade 00 queria matar era eu, tenho certeza disso." Ritsuko está em uma posição de saber qual a alma dentro da Unidade 00 e Misato não.
  • A Unidade 00 parece confundir Ritsuko com sua mãe, Naoko; No "ponto de vista do Eva" o Eva 00 vê Ritsuko com os cabelo escuros de Naoko. É improvável que esse seja apenas um erro de animação, porque os outros detalhes da aparência e vestuário de Ritsuko são precisas, tais como seu jaleco e camisa azul desabotoada.

Episódio 23

  • Quando o Anjo Armisael começa a fundir-se com o Eva-00 e a fazer contato direto com a mente de Rei. Quando Rei sente o primeiro contato de Armisael em sua mente, ela pensa consigo mesma: "Quem está aí? Eu? O eu dentro do Eva? Não, eu posso sentir que há alguém além de mim." Isso reforça a evidência do Ep. 14 de que a alma dentro da Unidade Eva 00 está de alguma forma ligada a Rei.
Armisael-ReiBleeding

Armisael conversando com Rei durante o Episódio 23.

Episódio 24

  • Este episódio é importante para a compreensão do processo de sincronização entre o Rei e o Eva-00. Kaworu é o único outro exemplo de uma alma da Semente da Vida presente em um vaso Lilin além de Rei, que são pilotos de uma Eva. Kaworu sincroniza com o Eva 02 sem o seu núcleo ter sido previamente reconfigurado e depois pilota a Unidade mesmo estando fora do Plugue de Entrada. A razão para isto é que Kaworu é feito(a) da mesma matéria que o Eva-02.

Kaworu: Os Evas são feitos do mesmo corpo que eu. Porque eu sou nascido de Adão também. Eu poderia fundir-me

24 C282 kaworu

"Eu não preciso de nenhum plugue de entrada nojento!"

com eles, se eles não tivessem alma. A alma da Unidade 02 está afastada por enquanto.

  • Rei é feita da mesma matéria que o a Unidade 01, que foi gerada a partir de Lilith, mas não o Eva-00, que foi feito a partir de Adão. Isto sugere que Rei so conseguiu se sincronizar com sucesso com o Eva-01 no Ep. 14 só porque Yui permitiu. Yui ainda não "afastou-se", e, com sucesso, rejeita a sincronização com o Rei no Ep. 19.

Episódio 25

Floatinghead

Visão distorcida da Rei vista pela própria Rei no Episódio 25.

  • Durante a experiência da Instrumentalidade de Rei ela tem uma visão da mesma "Rei" com os grandes olhos vermelhos que Shinji viu quando ele estava na Unidade Eva 00 no episódio 14. O roteiro do episódio 25 identifica explicitamente esta como Rei como "Rei I".

Evidencias complementares

  • De acordo com as Informações Confidenciais (ou, em inglês, Classified Information) que foram incluídas ao jogo de videogame Neon Genesis Evangelion 2: "A unidade chamada de núcleo é usada para eliminar as divergências no Eva, um ser humano com o corpo e a alma de um deus. A alma da mãe do piloto, que é colocada dentro do núcleo, atua como um médium que torna a pilotagem possível... Devido a dificuldades encontradas no desenvolvimento da Unidade 00, o sistema do núcleo foi mal construído, e, como resultado, ela acaba ficando para trás no quesito capacidade de desempenho. Outra razão para a sua inferioridade é que o piloto da Unidade 00, Rei, não tem mãe."

Além disso, em uma entrevista com Sadamoto no Der Mond, Sadamoto diz que "a mãe morta que está dentro do "robô", é operada pela ligação mental/psíquica com a criança"

  • Em Neon Genesis Evangelion 2 (para o videogame portátil PSP) (no qual Anno também trabalhou), quando o jogador está prestes a se libertar de Leliel, a alma do Eva faz contato com o piloto. No caso de Shinji, Asuka, e Toji, eles vêem suas mães, enquanto Kaworu é simplesmente capaz de forçar a saída com a Unidade Eva 04 de Leliel. No entanto, Rei II vê o rosto distorcido de Rei mostrado no episódio 14 (considerado um indício de que é a alma de Rei I possa estar dentro da Unidade Eva 00) e Episódio 25, e é desigada como "???" quando ela fala com Rei.
Snap066i

Rei I falar com Rei II durante a batalha contra Leliel.

Snap067

Rei I designada como "???", Diz à Rei II, que ela deve "recuperar o Fruto da Vida de Adão" durante a batalha contra Leliel.

Análise

A Unidade Eva 00 parece ter tentado atacar Gendo Ikari, Dr. Ritsuko Akagi, e seu próprio piloto, Rei Ayanami, em vários momentos. Além disso, com base no comentário de Ritsuko quando ela sumiu no episódio 05, Ritsuko sabe mais sobre a situação do que Misato está dizendo (é claro), e há algo de importância que ela considera antes de descartar isso como impossível. Como cientista chefe da Nerv, Ritsuko deve saber qual alma que está no Eva 00, e ela mesma declarou que todos os Evas têm uma alma humana em seu interior. Ela também sabe que Rei é apenas uma de uma série de clones.

A Unidade Eva 00 também parece rejeitar violentamente Shinji, embora isso não possa acontecer especificamente por causa de Shinji, mas apenas porque alguém que não seja seu piloto normal, estava tentando sincronizar com ela. Shinji vê uma "impressão" do que ele pensa que é Rei, enquanto sincronizava com a Unidade 00, mas termina dizendo "... não é ela?", Insinuando que a "impressão" que ele vê não é a da "Rei" que ele conhece. Rei fala algo semilar de "o eu dentro do Eva".

O que significa tudo isso? Com o tempo muitas teorias tem aparecido, mas das três mais populares, duas em geral caíram em descrença depois de muitos anos de debates controversos. Iremos abordar as duas primeiras.

Teorias anteriormente populares

Unidade Eva 00 não tem alma

É uma teoria que diz que o Eva-00 simplesmente não tem alma, e que o status de Rei como um vaso para a alma de Lilith dispensa-a das regras ordinárias de sincronização. Isto seria análogo a Kaworu, que é um vaso para a alma de Adão, a sincronização com Eva-02 durante o episódio 24 mesmo sem núcleo do Eva ter sido reconfigurado. Mais tarde, no mesmo episódio, Kaworu pilota o Eva-02, enquanto fora do Plug de Entrada. Outros sugeriram que, a fim da sincronia, foi "projetada" uma impressão da alma da própria Rei no núcleo da Unidade 00 e é isso que Shinji encontra no Ep. 14.

No entanto, Ritsuko deixa claro no episódio 23, que um Evangelion exige uma alma humana para funcionar, e ela disse que cada Eva contém uma alma humana. Além disso, o Eva 00 veio de Adão, não de Lilith.

Os defensores da teoria de que o Eva 00 não tem alma ocasionalmente afirmam que ambas Rei I e Naoko estavam mortas, então, nem uma das suas almas poderiam ter sido usadas. No entanto, é bem estabelecido na série que as almas podem ser resgatadas de corpos mortos e colocadas em novos "vasos". A alma de Rei II foi transferida para Rei III no mesmo dia que a primeira morreu; Após a morte de Kaworu, sua alma foi transferida para o embrião de Adam na mão direita de Gendo, apenas para ser absorvido pela Rei III junto com a mão de Gendo em The End of Evangelion.

Naoko Akagi

Esta também era uma das teorias mais difundidas: a alma no Eva-00 é realmente a da engenheira chefe do computador principal da Gehirn, a mãe de Ritsuko, Dr. Naoko Akagi. A base para esta teoria era de que as pessoas em pé atrás do vidro na sala de controle quando a Eva-00 soca a jenela - Gendo e Rei - são pessoas por quem Naoko Akagi tinha um profundo ódio pessoal. Gendo enganou Naoko fazendo-a pensar que ele a amava, mas estava realmente apenas a usava para beneficio próprio (como revelado pela Rei I no episódio 21). Em um acesso de raiva, Naoko estrangula Rei I até a morte, vendo-a como Yui (com quem Rei tinha uma semelhança muito forte) e como "concorrência" para as atenções de Gendo. Naoko tinha boas razões para atacar mais à Gendo do que à Rei, pois ele tinha usado ela.

21 C136 naoko

A Dra. Naoko Akagi.

Isso, no entanto, é refutado pelo conhecimento de Ritsuko de que ela foi o alvo real da Unidade Eva-00. Mas poderia Naoko ter realmente algo contra Ritsuko? Na verdade, Ritsuko se dava bem com sua mãe profissionalmente, e elas pareciam estar em boas de condições de se falarem como visto em flashbacks do episódio 21, e isso é visto em mais de uma vez na série (especificamente no episódio 13), Ritsuko revela que elas tiveram um relacionamento pessoal tumultuado. Como apresentado pela série, Ritsuko estava tendo um caso com Gendo e sendo enganada assim como sua mãe tinha sido, e Naoko poderia ter visto isso como uma "competição". Como efeito disso, durante The End of Evangelion, o supercomputador Magi Casper (Gaspar), com base na personalidade e no aspecto de Naoko como uma mulher, ficou ao lado de Gendo e enganou Ritsuko. Deste modo, se a alma de Naoko poderia ter interpretado isso como uma razão para atacar Ritsuko, entretanto...

Nada nesta especulação explica o porque de Gendo (e possivelmente Ritsuko) usarem a alma de Naoko Akagi na Unidade 00, em primeiro lugar. Como ela vê Rei como uma rival, sendo até mesmo capaz de matar a primeira encarnação de Rei, Naoko seria absolutamente a pior escolha para uma alma compatível. Embora explicaria por que o Eva-00 parece tentar matar Rei II no episódio 14, se você ignorar a declaração de Ritsuko, que ela (a própria Ritsuko) era o alvo do Eva-00, isso não dá nenhuma explicação de como Rei ainda foi capaz de sincronizar com a Unidade 00. Também não dá nenhuma explicação para a visão de Rei que Shinji teve dentro do Eva-00.

Defensores da "Teoria de Naoko" também ocasionalmente distorcem a regra da "mãe dentro do Eva", alegando que Yui, Kyoko, e Naoko foram todas mães, perdendo completamente o detalhe de que Naoko não era mãe de Rei. A única razão para a utilização da alma de Naoko seria se Ritsuko fosse pilota-lo, porém isso também não seria possível pois Ritsuko não teria a idade necessaria para isso.

A teoria que prevalece

Rei I

21 gendo grin 9

Rei I e Gendo.

A teoria que tornou-se mais estabelecida é que a alma dentro do Eva-00 é a alma de "Rei I". Houve três versões de "Rei Ayanami": Rei I (a primeira, morta por Naoko Akagi), Rei II (a que Shinji conheceu no primeiro episódio e que morre ao auto destrutir a Unidade Eva-00 no episódio 23), e Rei III (que aparece a partir da segunda metade do Episódio 23 até o final da série e em The End of Evangelion).

Algumas pessoas se opuseram a essa teoria alegando que está bem estabelecido que todos as três Reis tem a alma de de Lilith. Rei II ainda está viva e bem, interagindo com Shinji e Asuka em Tokyo-3, assim como poderia sua alma também estar no Eva-00? Isto é explicado pelo caso da mãe de Asuka, Kyoko Zeppelin Soryu. Enquanto a mãe de Shinji, Yui Ikari, é completamenta absorvida, corpo e alma, pelo Eva-01, apenas a parte da alma de Kyoko, contendo seus aspectos maternos foram absorvidos na experiência de contato com o a Unidade Eva-02. Assim Kyoko ainda estava viva e consciente, embora o processo de ter parte de sua alma absorvida a tenha deixado mentalmente instavel. Ainda assim, a própria Kyoko estabeleceu que se pode perder parte de sua alma e sobreviver.

Presumivelmente, em um período de tempo indeterminado, depois da morte de Rei I, uma porção de sua alma foi colocada dentro do Eva-00, sendo o restante recolocada no próximo clone de Rei Ayanami, Rei II. Isto pode explicar por que o comportamento Rei II parece destacado e tão isolado do mundo, exatamente como Kyoko ficou depois de ter parte da sua alma separada de seu corpo, tendo uma parte da sua alma separada para colocar no Eva-00 pode ter afetado drasticamente sua personalidade, apesar de isso não te-la afetado a ponto de deixa-la insana. Talvez a parte presente no Eva-00 seja a parte desequilibrada.

Isso explica porque Shinji tem a visão de Rei I morta no Eva-00, porque a alma dentro do Eva é parte da alma de Rei. Mas o segmento da alma original (de Rei I) dividiu-se, com um pouco permanecendo em Rei II, porque elas estão separadas.

Algumas pessoas têm objetado quanto a isso afirmando que a Rei que Shinji vê no Eva-00 se parece mais com a Rei II, que aparece como uma adolescente, que a Rei I que morreu quando ainda era uma criança. Outros discordam e dizem ser Rei I. O crentes do "é uma adolescente" dizem que isso implica que o que Shinji está vendo na verdade é um "impressão" (consulte a teoria "sem alma", acima) deixado pela Rei II no Eva-00, e não a alma da Rei I. No entanto, como dito acima, quando esta Rei reaparece no Episódio 25, o roteiro a identifica explicitamente essa Rei como sendo Rei I.

Isto nos leva ao comportamento do Eva-00 durante os incidentes berserk. Rei I pode ter um ressentimento por ter sido assassinada. Ela tem motivos para atacar as mesmas pessoas que a atacaram que o Eva-00 atacou. Ela pode também querer ferir Gendo porque ele a deixou presa dentro da Unidade 00. Sua tentativa de matar Ritsuko no Ep. 14 pode ser vista como vingança sobre Naoko tentando matar sua filha ou então ela acreditava realmente estar atacando a própria Naoko. Ela, vendo Ritsuko com os cabelos escuros naturais, poderia ser visto de qualquer forma, ela reconhece a conexão de Ritsuko com Naoko, ou então ela simplesmente a confundiu com Naoko. No episódio 14, Ritsuko sabia que ela era o alvo da Unidade 00. Ritsuko realmente está em uma posição de saber qual a alma dentro da Unidade 00.

No episódio 23, Rei II confirma diretamente a presença de Rei I no interior do Eva 00 com a pergunta: "Esta sou eu? o eu dentro do Eva?". Também foi sugerido que, depois da auto-destruição do Eva-00 pelas mãos da Rei II, Rei III foi criada, com ambas as partes de sua alma que estavam agora disponível, presume-se que ela possuíu sua alma toda reunida. Mas como a única evidência citada é a diferença de comportamento entre Rei II e Rei III isso deve ser tratado como teoria. Também poderia ser explicado por uma série de coisas tais como o ressentimento por ter sido forçado a voltar à vida. A Personalidade de Rei III também é muito mais parecida com a da Rei II do que a da Rei I.

Finalmente, a idéia do "experimento de compatibilidade mútua" no episódio 14 tem sido citada como uma confirmação dessa teoria. A intenção do experimento era ver se Shinji seria compatível com a Unidade Eva-00 e Rei com a Unidade Eva-01, com qualquer idéia de compatibilidade com a Unidade 02 sendo descartada. (Shinji rompeu seus registros de sincronia durante a missão dentro da Unidade 02 no episódio 08, mas isso deve ter acontecido provavelmente devido à presença de Asuka no Eva). Como Rei está ligada com ambas Yui e Lilith (ela mesma), ela deve ser capaz de se sincronizar tanto com a Unidade 00 quanto com a Unidade 01, porém isso é incerto por que eles pensam que Shinji teve alguma ligação com um Rei I, algo que lhe permitiria sincronia com o Eva-00.

Conclusão

A teoria "Rei I" tornou-se a teoria mais aceita devido ao número de pessoas que a vêem como sendo a mais sensata. É por isso que outras teorias, como a de "Naoko" e a teoria "Sem Alma" foram deixadas de lado, mas não desapareceram mesmo com o passar do tempo.

Teorias atualmente propostas

A alma da Unidade 00 é um fragmento desconhecido de alma de Lilith

Recentemente foi sugerido que um fragmento da alma de Lilith foi separado com a finalidade específica de se tornar a alma para a Unidade 00. Ao contrário das outras teorias esta não foi submetida nem analisada em todo o debate assim como as outras teorias recebidas, sendo assim é incerto o modo de como a comunidade de fãs vai recebê-la. Pelo menos, duas objeções já foram levantadas.

  • A alma se parece com Rei. A filosofia da existência de Evangelion diz que nós somos definidos por nossas relações com os outros. Assim, Lilith se transforma em Rei após a sua fusão com Adão em The end of Evangelion. Durante seu tempo como humana Lilith efetivamente se torna Rei. Mas por que um fragmento de alma que nunca havia sido Rei se parece com Rei? A menos que o próprio ato de sincronização possa alterar a aparência de uma alma, a alma da Unidade 00 deve ter passado algum tempo como a alma de Rei.
  • Um fragmento de alma de Lilith não teria uma forte motivação para entrar em berserk e atacar os outros personagens assim como Rei I ou mesmo Naoko teria feito (como por exemplo, se vingar por seu próprio assassinato (no caso de Rei I)) ou se enfurecer de ciúmes (no caso de Naoko). O motivo dos ataques também poderia ser, provavelmente, o simples ressentimento por ter sido mantida presa na Unidade-00.