FANDOM


Unidade Evangelion 00
22 C259D zero
零号機
Modelo: Protótipo
Piloto(s): Rei Ayanami
Almas(s): Possivelmente Rei I (clique aqui e veja o por que)
Primeira aparição: Episódio 06


A Unidade Evangelion 00 (零号機, Evangerion Zerogoki) (também conhecida como Unidade 00, Unidade Eva/EVA 00 ou simplesmente Eva/EVA 00) foi o primeiro Evangelion operacional. Sendo um protótipo, não era originalmente equipados para o combate, mas, mais tarde, foi atualizado e lavado para a batalha contra os Anjos. É pilotado por Rei Ayanami.

Perfil

Como é o caso de todos os Evangelions, exceto a Eva 01, o método usado na criação da Unidade 00 é desconhecido. Sabe-se, no entanto, que ela foi o primeiro protótipo a funcionar depois de muitos fracassos. Se o processo de criação foi aperfeiçoado com a Unidade 00, ou se algo novo foi tentado seria uma pura suposição. O que se sabe é que o projeto original para o protótipo Eva tinha sido criado há muito tempo; Fuyutsuki viu uma maquete da Unidade 00 em 2003, com a combinação das cores laranja e branca e o designer da mesma. Sabe-se também que o Eva 00 possui um conjunto de cinco câmeras ao redor de sua lente olular de um único olho. O Eva 00 é o mais instável dos Evangelions, entrando em berserk em duas ocasiões, uma vez durante uma experiência de ativação com Rei, e novamente durante a sua experiência de intercambialidade com Shinji. Apesar destes incidentes, Rei consegue mantém um bom controle sobre o Eva, uma vez que esse encontra-se ativado, usando-o com sucesso em tarefas bastante sensíveis, tais como lidar com a Lança de Longinus em duas ocasiões e disparando o canhão de positrons da SDF.

Características físicas

000ore-no-im (1)

Unidade 00 (a esquerda) em Proposal.

A verdadeira face da unidade Eva 00 nunca foi mostrada, sendo coberta pelo capacete e pelo painel frontal em todos os momentos. O detalha mais exclusivo desse Eva é a grande lente óptica em seu painel frontal. Além disso, o painel frontal não possui furos que seriam destinados as narinas e nem uma linha maxilar adequada. Monitores de leituras dos órgãos internos do Evangelion 00 revelam que ele realmente tem dois olhos, assim como as narinas e um queixo. O desenho do capacete sugere que crânio da Unidade 00 poderia ser um pouco mais estreito do que os dos outros Evangelions.

A armadura da Unidade Eva 00 originalmente era da cor laranja e com arranjo diferente nas placas peitorais. Quando visto pela primeira vez, nota-se que ela não possui as torres utilitárias anexadas aos ombros. Após sofrer danos graves infligidos pelo Anjo Ramiel, o Eva-00 foi remodelado com o mesmo design da armadura dos modelos de produção; torres utilitárias foram adicionadas, a blindagem foi alterada, e o esquema de cores mudou do laranja original para azul. Os reparados na Unidade 00 também incluíram retro-foguetes nas torres utilitárias (isso pode ser visto no episódio 11), assim como uma Faca Progressiva, vista no episódio 12.

Um dos primeiros desenhos da Unidade Eva 00 (visto em Proposal) tem o designer da cabeça idêntica à utilizada na série. Além disso, o esquema de cor azul é muito semelhante ao que foi utilizado na mesma após os reparos.

Histórico operacional

A Unidade Evangelion 00 é o Eva menos visto em ação em comparação com os Modelo de Teste Eva 01 e o Modelo de Produção Eva 02, e em grande parte da série possui o papel auxiliar nas batalhas. O Eva foi ocasionalmente usado para transportar equipamentos importantes, um exemplo disso é visto quando ele carrega peças para o rifle positron no episódio 05 e a Lança de Longinus no final do episódio 14.

Embora o Eva 00 seja o primeiro sucesso de uma longa linha de protótipos fracassados, esse Evangelion não foi o primeiro a entrar em combate contra um Anjo. Essa honra pertence ao Eva 01. Antes disso o Eva 00 entrou em berserk durante um teste de ativação 21 dias antes do Terceiro Anjo, Sachiel, atacar Tokyo-3. Durante o incidente o plugue de entrada foi expulso, possivelmente pelo própria Eva, resultando em graves ferimentos para o piloto, Rei Ayanami.

Depois de um teste de ativação bem-sucedido, a Unidade 00 foi enviado para a batalha contra o Anjo Ramiel com a função de servir como suporte, usando um escudo térmico de uma nave espacial SSTO para proteger a Unidade 01 do feixe de partículas mortal do Anjo. O Eva sofreu uma grave lesão térmica e teve que passar por reparos, incluindo uma completa substituição da armadura laranja original por um novo conjunto de peças azuis. Os ajustes na nova armadura da Unidade 00 são idênticos aos utilizados nos outros Modelos de Produção, incluindo as torres utilitárias.

A Unidade 00 novamente entra em combate contra o Nono Anjo, Matarael, embora, como um backup. Dias depois ela novamente entra em combate contra o Décimo Anjo, Sahaquiel, dando auxilio para parar a queda do anjo junto com a Unidade 01 e expandindo seu Campo A.T. para que a Unidade 02 desse o golpe fatal. A batalha contra o Anjo Bardiel resultou na perda do braço esquerdo. Esse Eva também sofreu danos críticos no crânio durante a batalha contra o Anjo Zeruel.

a Unidade 00 finalmente foi centro das atenções durante a batalha contra o orbital Anjo Arael, na qual arremessou a Lança de Longinus original no mesmo para conseguir destruí-lo. O Eva 00 foi perdido na batalha com o Anjo Armisael, durante a qual Rei auto-destruiu o Eva para matar o Anjo.

Alma

A identidade da alma contida na Unidade Eva 00 nunca foi revelada direta e abertamente na série, mas a análise de várias pistas e sugestões dadas pela própria série em si apontam que essa seja a alma de Rei I, o primeiro clone de Rei Ayanami (ou parte dele).

Em Rebuild of Evangelion

Unidade 00

"Versão Rebuild" da Unidade 00.

O designer da Unidade 00 em Rebuild teve suas proporções (assim como o esquema de cores) ligeiramente alteradas, em comparação com a Unidade 00 do anime. Em vez de um esquema de cores laranja, a versão Rebuild inclui cinza, pernas coloridas e ligeiras alterações na cor dos braços e tórax, assim como uma "cintura" proeminentemente cinza. Semelhante ao seu destino no episódio 06 da série, ela é severamente danificada pelo Anjo Ramiel no primeiro filme Rebuild of Evangelion.

Em Evangelion 2.0, a armadura da Unidade Eva 00 recebeu uma pequena atualização. Nesse filme o Eva 00 desempenha um papel semelhante nas batalhas contra os Anjos Sahaquiel e Bardiel em comparação com a série original.

Zerueleateva00

Zeruel prestes a engolir a Unidade 00.

No entanto o papel da Unidade 00 é mudado drasticamente na batalha contra Zeruel. Após tentar empurrar um Míssil N² contra o núcleo de Zeruel, que não tem qualquer efeito sobre o Anjo graças a sua membrana protetora, a Unidade 00, dessa vez, é completamente devorada pelo Anjo (exceto as parte das pernas) que acaba por absorver seu piloto. O corpo do Décimo Anjo rapidamente se reconfigura em uma figura distorcida do sexo feminino (do pescoço para baixo) e começa a emitir os mesmos padrões de sinais da Unidade 00, o que lhe permiti invadir o Nível EEE sem ativar o sistema de auto-destruição do local. Após a queda do Décimo Anjo, a Unidade 01 retira o núcleo da Unidade 00, que contém a alma de Rei Ayanami, a partir do interior do núcleo da Anjo, após isso o núcleo do anjo, agora morto, explode em fluidos vermelhos e rapidamente se reagrupa em torno do núcleo da Unidade 01 na figura de uma Rei gigante vermelha.

Curiosidade sobre o nome

"Zerogoki" segue o sistema de nomenclatura usado para os Evas sucessores. Segundo esse sistema, a Unidade 00 uma vez teria sido enunciada como "Reigoki" na série, dando a ambos Mecha e piloto (Rei Ayanami) praticamente o mesmo nome.

Evangelions
Evangelions (informações gerais)
Neon Genesis Evangelion: Protótipos Falhos | Corpos de Simulação | Unidade 00 | Unidade 01 | Unidade 02 | Unidade 03 | Unidade 04 | Unidades de Produção em Massa (Unidades 05~13)
Rebuild of Evangelion: Unidade Mark.04 | Unidade 05 | Unidade Mark.06 | Unidade 08 | Unidade Mark.09 | Unidade 13 | Unidade 8+2 | Unidades de Produção em Massa | Falhas do Infinito
Evangelion -ANIMA-: Unidade 01 Estagio 2 | Unidade Evangelion 00 Tipo F-Type Allegorica | Unidade 0.0 | Super Unidade 01 | Super Unidade 01 Modelo Final | Unidade 02 Tipo II | Unidade 02 Tipo II Allegorica | Crimson A1 | Torwartα1 | Evangelion EUROII | Evangelion US | Armaros | Victor | Portador Angelical
Battle Orchestra: Unidade-α | Unidade Tipo β
Outros: Akashima | T•RIDEN•T | Jet Alone | Jet Alone Prime | Unidades Extracanônicas

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.