FANDOM


Unidade Evangelion 01
19 C338 guooo.jpg
エヴァンゲリオン初号機
Modelo: Test Type (Modelo de Testes)
Piloto(s): Shinji Ikari
Almas(s): Yui Ikari
Primeira aparição: Episódio 01


A Unidade Evangelion 01 (エヴァンゲリオン初号機, Evangerion Shogouki) (também conhecida como Unidade 01, Unidade Eva/EVA 01 ou simplesmente Eva/EVA 01) é o principal mecha da saga Evangelion. É pilotado pelo protagonista da série, Shinji Ikari.

Perfil

A Unidade Eva 01 foi produzido em 2004 pelo Terceiro Anexo de Laboratórios de Evolução Artificial da antiga Gehirn, em Hakone, como um modelo "Evangelion Test Type". Ao contrário dos outros Evas que foram feitos a partir de Adão, ele foi gerado diretamente do corpo de Lilith, e é consequentemente referido como "filho" ou "clone" (リリスの分身 Ririsu no bunshin) de Lilith. Em um nível físico o Eva-01 tem as mesmas características baseadas em Adão (como qualquer outro) Evangelion, então a natureza exata de seu relacionamento com Lilith permanece um assunto em debate (para mais detalhes consulte: Relação entre a Unidade 01 e Lilith). A Unidade 01 recebeu sua alma, como resultado do experiência de contato com Yui Ikari em 2004, mas so foi considerado "terminado" em 2014.

Assim como com o resto da série Eva, ele foi criado aparentemente como uma arma para ser usado contra os Anjos, sendo o primeiro Evangelion a enfrentar um combate real (contra o Terceiro Anjo, Sachiel). Esse Eva é famoso por ter entrado diversas vezes em modo berserk, movendo-se sem qualquer fonte de alimentação externa (antes da aquisição do Motor S² do Anjo Zeruel). Enquanto o Eva 00 saiu de controle apenas uma vez e o Eva 02 entrou em modo berserk apenas segundos antes ser completamente destruido (em The End of Evangelion), a Unidade 01 foi o único Eva a entrar em modo berserk em combate direto e a conseguir um efeito mortal sobre o adversário.

O Eva 01 é tratado pelo Supremo Comandante do HQ da Nerv, Gendo Ikari, com um favoritismo e superproteção um tanto suspeita. Depois que todos os Anjos fossem destruídos, o Eva-01 se tornaria a chave para ambos os cenários de Gendo e da Seele para o Terceiro Impacto: a intenção anterior era usa-lo como uma "arca para salvar a humanidade do vácuo do Terceiro Impacto", este último funcionaria como um "médium" para Lilith, que foi inutilizada pela perda da Lança de Longinus original. A conclusão é que, por sua criação única, o Eva 01 foi criado como um "backup" de Lilith o tempo todo.

Características físicas

OP C073 big.jpg

Rosto real da Unidade 01.

A armadura da Unidade 01 é principalmente de cor púrpura com alguns componentes sendo da cor verde neon, laranja, azul e preto. As placas peitorais são diferentes daquelas observadas em qualquer outro Eva, assemelhando-se a músculos peitorais, em oposição às placas peitorais em forma de "V" vistas nos outros Evangelions. A entidade humanoide sob a armadura tem pele morena clara, dois olhos verde-esmeralda e com outras três pequenas pupilas que formam um triagulo em ambos os globos oculares, o nariz é formado por quatro pequenas narinas situadas entre os olhos e possui sangue vermelho.

Como resultado do Terceiro Impacto, na conclusão de The End of Evangelion, a Unidade 01 é deixada à deriva flutuando no espaço, fossilizada e ainda com a alma de Yui Ikari, onde ele irá durar mais que o sol e a lua, como uma eterna testemunha de que um dia o raça humana existiu.

Histórico operacional

O histórico operacional da Unidade Eva 01 é o mais longo entre todos os Evangelions. É o primeiro Eva a entrar em combate contra um Anjo, sendo esse Sachiel, o Terceiro Anjo. Exibe seu infame tendência para entrar em modo berserk desde o início, primeiro, logo no primeiro episódio, quando ela move o braço e levanta a mão para proteger seu piloto, Shinji Ikari, de duas enormes lampadas que iam cair exatamente em cima dele, e novamente em batalha com Sachiel, atacando o Anjo com toda fúria até que esse tenha morrido. Ela sustenta danos moderados após a explosão suicida de Sachiel.

A Unidade Eva 01 novamente sofre danos, primeiro, nas mãos do Quarto Anjo, Shamshel, que ela eventualmente derrota, e, depois, por Ramiel, o Quinto Anjo, que com um poderoso disparo de positrons que quase o destrói durante a missão, sendo protegido por Rei Ayanami na Unidade 00. A Unidade 01 participa também do plano para deter o robô fora de controle Jet Alone e na derrota de Matarael e Sahaquiel.

Mais uma vez, A Unidade Eva-01 derrota os Anjos Leliel, Bardiel e Zeruel e brutalmente os leva à morte. Depois de ser absorvido para o interior do corpo de Leliel durante mais de 16 horas, a alma residente no Eva faz contato com o piloto e o Eva entra em berserk, movendo-se sem uma fonte de energia e literalmente rasgando o Anjo a partir do seu interior. Sob o controle do Dummy Plug, o Eva-01 destrói completamente a Unidade Eva 03 que estava sob a possessão do Anjo Bardiel, e entra em berserk novamente na batalha contra Zeruel, matando-o e devorando órgão S² do Anjo. O lançamento da Unidade Eva-01 continua a ser evitado durante a batalha contra Arael e, posteriormente, enviado contra Armisael para resgatar a unidade Eva-00, mas sem sucesso.

Em The End of Evangelion, a unidade Eva-01 dispara uma explosão em forma de cruz e está completamente sob o controle de sua alma residente. Ela desempenha um papel crítico no Terceiro Impacto e na Instrumentalidade, eventualmente, acaba por ficar para sempre flutuando no espaço como um prova de que um dia a humanidade existiu.

Alma

A alma da Unidade Eva-01 é a de Yui Ikari. Por esta razão, seu filho, Shinji Ikari foi escolhido como seu piloto. As motivações exatas de Yui para se tornar a alma residente do Eva 01 não estão completamente esclarecidas, mas sabe-se que ela era contra os interesses da Seele, e sabia que corrias risco de ser eliminada por isso. Estar dentro do Evangelion lhe permitiria influenciar os acontecimentos muito mais do que ela possivelmente poderia como uma pessoa normal. Outras possibilidade é que Yui pode ter previsto a chegada dos Anjos e tornou-se a alma residente do Eva para proteger Shinji.

Em Rebuild of Evangelion

Unidade 01 in Rebuild.jpg

"Versão Rebuild" da Unidade 01

Mais uma vez, a Unidade Eva 01 desempenha um papel central como o Eva pilotado pelo protagonista Shinji Ikari. No primeiro filme, Evangelion 1.0: You Are (Not) Alone, que cobre os eventos até o episódio 06 de Neon Genesis Evangelion, seu papel é quase idêntico. Ausente são as cenas em que o Eva usa a mão para proteger Shinji das luzes que caem e onde Shinji vê seu rosto exposto. No entanto, uma sugestão mais direta da presença de Yui no Eva é fornecida muito antes. Em uma outra cena facilmente "perdivel" o rosto da Unidade 01 é revelado sendo equipado com o Equipamento Sniping Tipo G-Type.

Seu retorno em Evangelion 2.0: You Can (Not) Advance antecipa seu papel além do que é mostrado na série de TV, e levanta novas questões quanto à sua origem na continuidade Rebuild of Evangelion. A Unidade toma parte na operação para deter a queda de Sahaquiel e ataca a Unidade 03 sob a influência do sistema de simulação Dummy Plug, tal como na antiga série, mas demonstrando maior capacidade atlética e consideravelmente maior bestialidade sob o efeito do Sistema Dummy. Na batalha contra Zeruel novamente demonstra uma capacidade nunca antes vista para entrar em uma espécie de modo "Deus", muito além do modo 'berserk' habitual, com a manifestação de uma misteriosa auréola acima de sua cabeça, a criação e manipulação de um braço feito inteiramente da energia gerada pelo Campo A.T., e consegue gerar e disparar uma forte rajada de energia através dos olhos. Depois dessa transformação, o Eva facilmente destrói Zeruel com um único disparo dos olhos, antes de aparentemente "fundi-se" com os restos do mesmo e começar o Terceiro Impacto e a evoluir para uma nova forma de vida, porém é interrompido por Kaworu na Unidade 06. Para mais informações, veja o tópico abaixo.

Tal como aconteceu com as outras Unidades Eva, o design da Unidade 01 também foi modificado para Rebuild of Evangelion. Suas proporções estão mais humanoides e menos exageradas, e os ombros torre foram mais reduzidos em tamanho. O esquema de cores também foi alterado, utilizando um conceito anteriormente não utilizado criado por Ikuto Yamashita para a série original (veja abaixo), com o verde neon (que agora realmente brilha fortemente no escuro) adicionado ao capacete, peito e cintura, junto com uma "iniciação pélvica" azul e uma modificação nos decalques dos ombros. A julgar pela cena durante a batalha contra Shamshel onde o revestimentos da mão esquerda da Unidade Eva 01 é queimada, sua pele está agora em um tom significativamente mais leve do que a morena escura na série original.

A Pseudo-Evolução

Como o próprio nome diz, é uma falsa evolução pela qual a Unidade 01 passa durante a batalha final contra o Anjo Zeruel, vista perto da conclusão de Rebuild 2.0. Essa evolução da ao Eva poderes semelhantes aos de um Anjo e outras habilidades e capacidades impressionantes.

Evangelions
Evangelions (informações gerais)
Neon Genesis Evangelion: Protótipos Falhos | Corpos de Simulação | Unidade 00 | Unidade 01 | Unidade 02 | Unidade 03 | Unidade 04 | Unidades de Produção em Massa (Unidades 05~13)
Rebuild of Evangelion: Unidade Mark.04 | Unidade 05 | Unidade Mark.06 | Unidade 08 | Unidade Mark.09 | Unidade 13 | Unidade 8+2 | Unidades de Produção em Massa | Falhas do Infinito
Evangelion -ANIMA-: Unidade 01 Estagio 2 | Unidade Evangelion 00 Tipo F-Type Allegorica | Unidade 0.0 | Super Unidade 01 | Super Unidade 01 Modelo Final | Unidade 02 Tipo II | Unidade 02 Tipo II Allegorica | Crimson A1 | Torwartα1 | Evangelion EUROII | Evangelion US | Armaros | Victor | Portador Angelical
Battle Orchestra: Unidade-α | Unidade Tipo β
Outros: Akashima | T•RIDEN•T | Jet Alone | Jet Alone Prime | Unidades Extracanônicas

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória