FANDOM


Yoshiyuki-Sadamoto.jpg

Yoshiyuki Sadamoto

Yoshiyuki Sadamoto (貞本 義行, Sadamoto Yoshiyuki) nascido no dia 29 de janeiro de 1962, em Tokuyama (agora Shunan), Yamaguchi, Japão, é o designer de personagens de Neon Genesis Evangelion. Ele foi, juntamente com Hideaki Anno, Akai Takami e Shinji Higuchi, um dos membros fundadores do estúdio de anime Gainax. Sadamoto foi um dos animadores de Daicon III and IV opening animations. Em 1987, seu primeiro trabalho como designer de personagens foi visto na produção da Gainax Royal Space Force: The Wings of Honneamise e, mais tarde, foi o designer de personagens de outras obras da mesma, tais como Gunbuster (1988), Nadia: The Secret of Blue Water (1990), FLCL (2000), Diebuster (versão de 2004), Melody of Oblivion (2004) e será também o designer de personagens da nova série de filmes Rebuild of Evangelion. As outras obras de anime que Sadamoto foi o designer de personagens incluem .hack, Cutie Honey, e The Girl Who Leapt Through Time.

Sadamoto é o criador da série de mangá Neon Genesis Evangelion, que é seu primeiro trabalho em mangá completo, sendo esse uma continuidade alternativa a da série original em anime. Ele também é o autor do curto mangá de 60 páginas Route 20 (1991), e dos 2 romances curtos Dirty Work e System of Romance. Quando ele tinha 19 anos, seu mangá foi publicado na Akita Shoten semanal Shonen Champion. Ele decidiu se tornar um artista de mangá (mangaká): "bem, na época em que estava na escola primária do ensino médio, e a revista Magaziner Z lançada pela Go Nagai, e uma série de mangá Battlefield de Leiji Matsumoto foram sendo lançadas. foi nessa época que eu pensei que poderia ser bom o suficiente para se tornar um artista de mangá."

Sua arte foi publicado pela Viz, nos dois livros Der Mond ("A Lua") e Die Sterne ("As Estrelas") bem como vários outros livros groundworks. Foi Sadamoto também que pintou a capa do álbum Pilgrim de Eric Clapton.

Em Der Mond, ele fala sobre as sessões de reflexão entre ele e Hideaki Anno sobre o projeto de Evangelion. Incluindo a sugestão de Anno para fazer o personagem principal um menino em vez de uma menina, empurrando o nome "Evangelion" sobre "Alcion", e usando a temática da "mãe morta que está dentro do robô, que é operado através das ligações na mente/psíquico da criança" depois de aprender sobre o nervo A10 em um programa no canal NHK, e fazendo a série para o formato TV em vez de um OVA.

Em 2008, junto de sua esposa mangaká, Mako Takaha, ele produziu um mangá em duas partes chamado Archaic Smile, que apareceu na famosa revista Monthly Shonen Ace.

Notas

  • Foi Sadamoto que surgiu com a ideia de que Pen Pen fosse um pinguim de águas quentes.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória